AGENTES DA ÁREA DA SAÚDE PARTICIPARAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

Diversos municípios da região estiveram participando do curso


Os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes da Primeira Infância Melhor e Agentes de Combate a Endemias de Porto Xavier e região participaram nos dias 17 e 18 de outubro, do "Curso de Vigilância e Controle do Aedes aegypti".

A parte prática foi desenvolvida no cemitério de São Luiz Gonzaga onde existe uma grande concentração de focos do Mosquito Aedes aegypti.

Conforme Carlos Ferreira, agente da saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), 105 pessoas participam da capacitação. No cemitério, ele explicou que as atividades contam com levantamento do número de focos, uma vez que o local é um ponto estratégico que conta com diversos recipientes que acumulam água parada.  Além disso, os participantes realizam a perfuração de potes e vasos para escoamento de água, bem como, recolheram materiais considerados inutilizáveis.

Para os Agentes de Porto Xavier, a melhor maneira de combater o vetor é com a participação comunitária. O alerta é neste período do ano, onde é preciso redobrar a atenção, uma vez que o calor e o aumento das chuvas aumenta a proliferação do vetor.

Participaram da ação diversos municípios, tais como, Porto Xavier, São Luiz Gonzaga, Mato Queimado, Caibaté, Bossoroca, São Nicolau, São Miguel das Missões e outros.