COMUDE divulga resultado parcial da Consulta Popular

Porto Xavier atingiu um total de 1734 votos

Nesta segunda-feira (12/08) o COMUDE de Porto Xavier divulgou em nota, a apuração parcial de votos da Consulta Popular e Cidadã 2013.
O resultado aponta que 1556 eleitores comparecerem as urnas e 178 eleitores votaram pela internet, atingindo um total de 1734 votos.
As prioridades eleitas foram as seguintes:
1º lugar - Alternativa 4 : Fortalecimento da Infraestrutura do SUS no RS (Unidades Básicas).
2º lugar - Alternativa 1: Equipamentos/Mobiliários Básicos e de Qualificação dos Espaços Escolares, CREs e SEDUC.
3º lugar - Alternativa 2: Aparelhamento dos órgãos de segurança pública e
4º lugar - Alternativa 6: Agroindústria Familiar - Sabor Gaúcho.
As prioridades regionais que mais receberam votos foram:
Em 1º lugar - Fortalecimentos dos Hospitais Regionais e Municipais e 2° lugar - Promoção de Desenvolvimento dos Arranjos produtivos locais (APLs).
Com relação ao campo 3 da cédula, que tratava sobre a reforma política, a população se manifestou a favor da reforma política e apontou que ela seja feita por meio de uma constituinte exclusiva com representantes eleitos para este fim, com prazo definido e que as campanhas eleitorais devem ser custeadas com recursos públicos.
Os temas apontados como os de maior relevância foram a reforma do sistema eleitoral e do financiamento das campanhas e a nova divisão de recursos entre união, estados e municípios.
A Coordenação da Consulta Popular e Cidadã 2013 agradece a todos que comparecem as urnas para dar sua contribuição!