Prefeito Paulo Sommer participa de reunião em Brasília!

Só faltam as traduções nos dois idiomas para que os governos do Brasil e Argentina decidam o local de instalação do empreendimento

Prefeito Paulo Sommer participa de reunião em Brasília sobre a ponte internacional!

Com o propósito oficial de obter informações relativas ao Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que vai apontar o local para construção da ponte internacional entre Brasil e Argentina, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Angelo Fabiam Duarte Thomas, e o prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer, participaram de reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, na manhã de quarta-feira (11/11).

Conforme definido na última assembleia da Associação, a audiência foi requerida pelo deputado estadual, Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, e intermediada pelo deputado federal, Pompeu de Mattos, que também estavam presentes, em atendimento a solicitação de Loureiro e da AMM.

De acordo com o diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Adailton Cardoso Dias, e o coordenador de Planejamento e Programação de Investimentos, André de Oliveira Nunes, que receberam as lideranças gaúchas, o estudo está concluído, faltando apenas os ajustes para a tradução nos dois idiomas, pois se trata de um documento único binacional.

Após isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai efetivar a entrega deste documento, por meio dos respectivos ministérios, para as presidentes do Brasil, Dilma Roussef e da Argentina, Cristina Kirchner, para que as dirigentes dos dois países possam tomar a decisão final, e definirem o local de instalação da ponte internacional.

Na avaliação de Fabiam Thomas, a região missioneira está forte e unida nesta luta pela ponte entre Porto Xavier/San Javier. Ele salientou que o assunto é pautado em cada assembleia mensal da Associação, e as audiências na capital federal são freqüentes, o que comprova a dedicação e o esforço da AMM neste projeto buscado há décadas. “Estamos muito confiantes de que a região das Missões será contemplada com este empreendimento. Nossa associação vem trabalhando, e continuará atuando firme para que este sonho se transforme em realidade. Porto Xavier tem todas as condições necessárias para receber esta obra”, destacou Thomas, que é prefeito e Giruá.

A viabilização da ponte internacional em Porto Xavier é importante para a economia da região, tanto para o escoamento da produção, como para o comércio, turismo e prestação de serviços.

Prefeito Paulo Sommer compartilha do mesmo otimismo. Ele reiterou que a região tem conhecimento das vantagens técnicas, econômicas e ambientais para a implantação da ponte em Porto Xavier. Entre elas, uma rodovia federal (BR 392), fundamental para receber este empreendimento, um porto que atua com importação e exportação há 50 anos, e um posto da receita federal. Sommer informou ainda que, segundo o Dnit, os ajustes solicitados pela AMM no EVTEA, que apresentava inconsistências, foram providenciados. “A região missioneira está mobilizada politicamente. Seguiremos na expectativa, por todos os fatores que são favoráveis à nossa região, de que seremos contemplados com a ponte internacional”, incitou o prefeito de Porto Xavier.

Logo após o encerramento da reunião no Dnit, a comitiva gaúcha seguiu para a Câmara dos Deputados, onde articularam uma rodada de contatos e manifestações de apoio para a inclusão da ponte internacional, no Plano Plurianual (PPA) de ações do governo federal. A AMM formalizou pedido de apoio para a ponte e também para a ferrovia Norte-Sul, já encaminhado para todos os deputados federais e senadores do RS. “Centenas de ações disputam a indicação da bancada gaúcha. A inserção da ponte internacional e da ferrovia Norte-Sul no PPA do governo federal, representaria um grande avanço”, acrescentou Angelo Fabiam Duarte Thomas.

(fonte e foto: Karin Schmidt/AMM, João Carlos/Gabinete deputado Pompeu de Mattos)