Porto Xavier foi roteiro de visitas para certificação orgânica!

Foram visitadas duas agroindústrias.


Porto Xavier foi roteiro de visitas para certificação orgânica!

Ao longo dos meses de outubro e novembro, no Noroeste gaúcho, produtores que tiveram reconhecida a produção orgânica em suas propriedades estão recebendo visitas para a renovação do certificado de conformidade orgânica de seus produtos. O roteiro das visitas é realizado por integrantes do grupo Ecovida, composto por agricultores de grupos formais de orgânicos e técnicos da Emater/RS-Ascar e da Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (Arede).

Os produtores que estão ingressando este ano, por sua vez, também serão visitados. A partir da visita, é realizada a avaliação e, posteriormente, encaminhada a documentação, com os pareceres para a obtenção do certificado de conformidade orgânica, que reconhece o produtor orgânico e dá garantias ao consumidor. Além da observação direta nas propriedades, é realizada reunião com todos os envolvidos no processo, onde são discutidos assuntos pertinentes à atividade e estabelecidas trocas de experiências entre os visitados, com avalição de todo o processo.

Durante os encontros também são distribuídas as sementes orgânicas recebidas por meio do projeto Sementes Orgânicas para Núcleo Missões da Rede Ecovida, em parceria com o Grupo Estratégico De Gestão Socioambiental do Banrisul, que desenvolve o Programa Sementes 2015, bem como sementes desenvolvidas pela Embrapa.

Em Porto Xavier as visitas foram realizadas nas agroindústrias de melado e açúcar mascavo, Doce Engenho, de propriedade do Sr. Ramão e Sra. Dalva Cerri, e na agroindústria de açúcar mascavo Fonte Agro Doces, de Ivanir Tadeu Engel e Rosane Weiland, localizada na Linha Nova.

A agroindústria Doce Engenho está legalizada há 12 anos e tem três anos de certificação de conformidade orgânica. Segundo o Sr. Ramão Cerri, “É gratificante transformar a cana-de-açúcar, pois esta atividade faz com que eu permaneça no meio rural”. “Segundo ele ainda, o filho havia saído para trabalhar na cidade, contudo voltou para ajudar na propriedade”.

Também foi realizada visita na agroindústria Fonte Agro Doces, de propriedade de Ivanir Tadeu Engel e Rosane Weiland, localizada na Linha Nova. São 5,7 ha de cana-de-açúcar cultivada de forma orgânica, utilizada como matéria-prima para a produção de melado e açúcar mascavo.

O município de Porto Xavier conta ainda com mais 2 produtores que tem a produção orgânica reconhecida, Evandro Klein de Linha Montanha e Lisane Schneiders de Linha Nova. O roteiro de visitas percorrerá 17 municípios da região e já são 39 famílias que receberam a certificação orgânica de seus produtos. Outros 32 agricultores familiares estão em processo de transição e 40 famílias em fase de organização de novos grupos de produção orgânica.

Muitas destas famílias que estão produzindo alimentos de forma orgânica fazem parte também da Chamada Pública da Agroecologia e têm o acompanhamento técnico através da Assistência Técnica e Extensão Rural nos municípios. Conforme dados do IBGE, em uma estimativa para 2015, a população dos 17 municípios envolvidos no projeto é de 260.810 habitantes, o que significa que a demanda por produção de alimentos saudáveis é crescente.
Em torno de 100 pessoas estão engajadas nesta proposta de produção, entre agricultores familiares, técnicos da Emater/RS-Ascar, Arede, Embrapa, lideranças das cooperativas e demais entidades parceiras.