Porto Xavier celebra Cinqüentenário com programação festiva

Atividades acontecem dias 13, 14 e 15 de maio

Nesta sexta-feira inicia a programação festiva que celebrará o aniversário de 50 anos de Porto Xavier.  Coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, as atividades serão desenvolvidas no decorrer dos dias 13, 14 e 15 de Maio. Todas as Secretarias, juntamente com entidades e instituições municipais estão trabalhando em parceria para viabilizar a realização do que vem sendo projetado desde o início de 2016. A Praça Ferdinando Albito Wendt foi o local escolhido e concentrará em seu espaço todas as atividades que integram a programação oficial.

Na sexta-feira, 13 de maio, as festividades iniciam-se com a solenidade oficial de Abertura às 13h30min. Durante a tarde acontecerão os festivais musicais, um focado em Paródias acerca da história do município e o outro na cultura gaúcha. Ambos serão realizados no lonão instalado frente ao prédio sede da Prefeitura. As 20h acontece a Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores e a partir das 22h, o grande baile com a Banda Indústria Musical no lonão.

No segundo dia de festividades, é a Feira Municipal do Livro que se destaca. As 08h30min haverá ato cívico com apresentação da Banda Municipal, seguido da cerimônia de abertura da Feira. No segundo momento da manhã, serão apresentados a comunidade os personagens “Seu Xavier e Dona Francisca”, que trazem consigo a identidade do município. Durante o sábado acontecerão apresentações artístico-culturais e as escolas contarão em seus estandes a história do município retratada sob seus pontos de vista. A Feira do Livro contará com a Oficina do autor presente Alexandre Britto, além de expositores que comercializarão livros. Ainda no sábado às 17h a equipe Força Equilíbrio Motoshow realizará apresentação com manobras radicais em motocicletas e a noite por volta das 21h está programado o show de fogos de artifícios, seguido das apresentações de músicos locais e o baile com a Banda Expresso Legal no lonão.

No último dia de festividades, 15 de maio, aniversário de Porto Xavier, a programação inicia logo cedo com a alvorada festiva e as 09h30min acontece o ato cívico alusivo ao cinqüentenário. No segundo momento da manhã, será inaugurado o Marco Histórico, logo depois, ocorre à apresentação da Banda Marcial da Escola Militar Tiradentes de Santo Ângelo. Ainda na parte da manhã do dia 15, ocorrerá a solenidade de inauguração da Cruz Missioneira no trevo de acesso a cidade. Ao meio dia, o almoço festivo será na Igreja Evangélica Luterana e a partir das 13h será aberta a rua do lazer que oferecerá a todas as crianças, diversão nos brinquedos infláveis. Durante a tarde o CTG Corredor Missioneiro oferecerá aos munícipes as apresentações de suas invernadas artísticas e logo após, está prevista a partilha do bolo de aniversário. Segundo o cronograma divulgado a programação encerra na tardinha com o show da Companhia Burzum, com apresentações circenses.

Diversos estandes estarão divulgando e comercializando produtos e serviços, além disso, os porto-xavierenses poderão visitar expositores de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas, oficinas das secretarias e espaços temáticos. Um dos destaques será a Feira do Agricultor promovida pela Secretaria de Agricultura em parceria com EMATER, Coopax, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cresol e Coopercana, onde estarão expostos produtos da agricultura familiar valorizando as culturas produzidas em nosso município e evidenciando as potencialidades locais.

Porto Xavier celebra seu aniversário de 50 anos de emancipação político-administrativa e a Administração Pública Municipal convida cada um dos munícipes para celebrar esta data com as festividades nos dias 13, 14 e 15 de maio. A programação completa pode ser acessada no site: www.portoxavier.rs.gov.br.