Programação Festiva marca Cinquentenário

Eventos aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de maio

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, as atividades da programação festiva do Cinquentenário de Porto Xavier foram desenvolvidas no decorrer dos dias 13, 14 e 15 de Maio. Todas as Secretarias, juntamente com entidades e instituições municipais parceiras da ideia estiveram trabalhando para viabilizar a realização do que estava sendo projetado desde o início deste ano. A Praça Ferdinando Albino Wendt concentrou em seu espaço os eventos que integraram o cronograma oficial.

Na sexta-feira, 13 de maio, as festividades iniciaram com a solenidade de Abertura às 13h30min. Durante a tarde aconteceu o festival musical, focado em paródias acerca da história do município e na cultura gaúcha. Neste mesmo dia, as 20h ocorreu a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de emancipação político-administrativa de Porto Xavier, na Câmara Municipal de Vereadores. O primeiro dia festivo encerrou com o grande baile que teve a animação da Banda Indústria Musical.

No segundo dia de festividades, a Feira do Livro atraiu um expressivo número de munícipes, em especial, integrantes das comunidades escolares. A manhã iniciou com o ato cívico que contou com apresentações da Banda Municipal e de danças. No segundo momento da manhã, foram apresentados a comunidade os personagens “Seu Xavier e Dona Francisca”. Durante o sábado as escolas contaram em seus estandes a história do município retratada sob seus pontos de vista. A Feira contou com a Oficina do autor presente Alexandre Britto, além de expositores que comercializaram livros durante todo o dia. Ainda no sábado por volta das 17h a equipe Força Equilíbrio Moto Show realizou apresentação com manobras radicais em motocicletas para um grande público que se fez presente e vibrou com a performance da equipe. Por volta das 21h houve o show de fogos de artifícios, seguido das apresentações de músicos locais e o baile com a animação da Banda Expresso Legal.

No último dia, domingo 15 de maio, aniversário de Porto Xavier, a programação iniciou logo cedo com a alvorada festiva e por volta das 10h aconteceu o ato cívico alusivo ao Cinqüentenário com a participação de munícipes, autoridades locais e homenageados, que mesmo sob a forte chuva que caía permaneceram no local até o fim dos atos protocolares. Durante o ato, foi inaugurado o Marco Histórico e ocorreu a apresentação da Banda Marcial da Escola Militar Tiradentes de Santo Ângelo. Por motivo da chuva não foi possível realizar a solenidade de inauguração da Cruz Missioneira no trevo de acesso a cidade e as atividades que estavam programadas para a tarde domingo foram praticamente todas suspensas com exceção do momento de confraternização com os bolos.

Durante os três dias de festividades diversos estandes estavam divulgando e comercializando produtos e serviços, assim, os porto-xavierenses puderam visitar expositores de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas, e conferir o trabalho das secretarias em seus espaços temáticos. Um dos destaques foi a Feira do Agricultor promovida pela Secretaria de Agricultura em parceria com EMATER, Coopax, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cresol e Coopercana, onde estiveram expostos produtos da agricultura familiar valorizando as culturas produzidas em nosso município e evidenciando as potencialidades locais.

Porto Xavier celebrou seu aniversário de 50 anos de emancipação político-administrativa e a Administração Pública Municipal agradece cada um dos munícipes que aceitou o convite e esteve participando das festividades.

Todos os registros fotográficos do evento podem ser acessados na página oficial da Prefeitura no facebook.