Comitiva de Porto Xavier participou de Assembléia da AMM

Assembléia aconteceu no dia 23 de junho em Garruchos

A Associação dos Municípios das Missões (AMM) é uma das mais importantes associações de prefeitos do Estado, por saber entender que a força do conjunto é que faz as coisas acontecerem. Com este reconhecimento oficial da atuação da AMM, o Secretário Estadual de Transportes, Pedro Wetsphalen, anunciou na Assembléia da Associação que ocorreu no município de Garruchos, dia 23 de junho, que já em julho iniciarão os trabalhos de melhoria da ERS 176, conforme acertado com o Daer e a empresa que executará os trabalhos de recuperação.

O Secretário explicou que como não há verba disponível para o asfaltamento, a alternativa imediata será o ensaibramento da estrada de Garruchos até Santo Antônio das Missões. “Neste momento, ainda não podemos sonhar com o asfalto, nem em Garruchos e nem em Pirapó, duas cidades missioneiras ainda sem acesso pavimentado”, admitiu Westphalen explicando que no Estado, 76 municípios estão sem acesso asfáltico e que o saibro tem sido a solução emergencial, possibilitando expressiva melhoria de trafegabilidade.

Avanços acontecendo

Ex-presidente da AMM e deputado estadual, Eduardo Loureiro reiterou que não há desenvolvimento sem infraestrutura logística. E, apesar das dificuldades e problemas, existem avanços e vários investimentos que podem ser comemorados. Ele exemplificou a ERS 344 que liga Santa Rosa a Entre-Ijuís; recuperação da ERS 168 (Roque Gonzales/São Luiz Gonzaga/Bossoroca); obras em andamento aos acessos asfálticos de Eugênio de Castro, Rolador e Ubiretama; conclusão das obras de reforma da pista do aeroporto regional de Santo Ângelo, que vai possibilitar a retomada dos vôos para Porto Alegre a partir do dia 3 de julho. Loureiro fez questão de reafirmar seu comprometimento com a melhoria urgente da estrada, assim como de todas as outras demandas de Garruchos e da região das Missões, que fazem parte da pauta de ações da AMM.

Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Marco Peixoto prestigiou a reunião e falou sobre a necessidade dos chefes do Executivo estar bem assessorados.

Foram abordados outros temas relevantes como a interiorização de cursos de formação, cirurgias no hospital Santo Ângelo, apresentação do cronograma financeiro do Projeto de Inovação Tecnológica (PIT).

Estiveram representando o Poder Executivo de Porto Xavier, o Prefeito Municipal Vilmar Kaiser; Vice-prefeito Gilberto Menin; Secretária Municipal de Saúde Fabiana Souza da Silva; Assistentes Sociais, Maiquel Josef Schulz e Ana Paula Schnorr Gottardo. Representando o Legislativo Municipal, o Presidente Edio Eckerleben.  Também participaram o intendente de Garruchos/Corrientes, Alejandro Minigozi; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Orlando Picinin, e demais prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, imprensa, secretários municipais, vereadores, soberanas do município, o assessor jurídico da AMM, Gladimir Chiele, e comunidade em geral.