NOTÍCIA IMPORTANTE SOBRE FREE SHOP EM PORTO XAVIER

Governo Federal garante que até dezembro, software estará concluído


Até dezembro o software – programa de computador para armazenamento de dados – necessário à abertura dos free shops nos municípios de fronteira do lado brasileiro estará pronto para ser instalado nos estabelecimentos que estiveram aptos a funcionar. A garantia foi dada na manhã do dia 10 de agosto, pelo Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, ao presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free-Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira, deputado estadual Frederico Antunes. A confirmação ocorreu durante audiência realizada no Palácio do Planalto que contou com a chancela do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Durante o encontro, Frederico Antunes foi informado que até O final deste mês se inicia a elaboração do programa, item fundamental para o funcionamento das lojas do lado brasileiro. "Trata-se de uma notícia alvissareira porque os empresários interessados têm, agora, uma garantia oficial de que a partir de dezembro poderão iniciar as suas atividades. Depois de uma longa espera, finalmente podemos contar com esta garantia", afirmou Frederico Antunes.
Durante o mês de novembro deverá ser realizado o conjunto de testes necessários à implantação do programa de computador. O desenvolvimento, teste e instalação estarão a cargo do Serviço Federal de Processamento de Dados (Sepro), órgão federal encarregado do desenvolvimento das ações ligadas à tecnologia do Governo Federal.

Frederico Antunes reiterou a importância da abertura das lojas de free shop junto às cidades gêmeas de fronteira por representarem uma valiosa possibilidade de aquecimento da economia destas comunidades, gerando emprego, renda, tributos e desenvolvimento. "Antes mesmo da crise que provocou o desaquecimento da nossa economia tratava-se de uma iniciativa de grande relevância social. Atualmente, diante de um quadro de lenta retomada de desenvolvimento que o país atravessa, a confirmação por parte do ministro Eliseu Padilha representa um novo horizonte para milhões de brasileiros residentes na zona de fronteira", concluiu o parlamentar.