FORNECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL É PAUTA DE AUDIÊNCIA NA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PORTO XAVIER

Frequentes desabastecimentos levaram a Promotoria a instaurar procedimento administrativo para averiguar a forma de captação d'água para consumo.

Nesta quarta-feira (21), aconteceu na Promotoria de Justiça de Porto Xavier, uma audiência com a presença do Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, Igor Steinbrenner, representando o Município de Porto Xavier; João Claro Batista da Silva e Ivanir Rodrigo de Freitas, representando a CORSAN; e a Promotora da Comarca, Ecléia Silvani Deuschle, responsável por mediar o debate que pautou os frequentes desabastecimentos de água em Porto Xavier.

Na oportunidade, a Promotora de Justiça esclareceu aos presentes que tramita Ministério Público, um procedimento administrativo para acompanhar e averiguar a forma de captação d’água para consumo da comunidade, em razão de reivindicações dos recorrentes desabastecimentos.

Os representantes da CORSAN informaram que já foi expedida Ordem de Compra de um motor-bomba flutuante, composto de duas bombas – uma principal e uma acessória – que será instalado no rio Uruguai para captar a água, em substituição ao sistema vigente (representado por uma bomba única submersa). Após o recebimento do equipamento, far-se-á a construção de pilares de ancoragem e, na sequência, haverá a instalação da bomba.

Para a conclusão dos trabalhos e início da operação do novo sistema, foi concedido o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, restando convencionado, ainda, que, em 30 (trinta) dias, será encaminhado relatório das providências até aquele momento adotadas à Promotoria de Justiça.

FONTE DAS INFORMAÇÕES: Promotoria de Justiça de Porto Xavier.