Prefeitura de Porto Xavier decreta Situação de Emergência

Decreto foi publicado na tarde desta sexta-feira (27/06)

Na tarde desta sexta-feira (27/06), o Prefeito Paulo Sommer publicou oficialmente o Decreto No 2.651, de 27 de junho de 2014, que declara Situação de Emergência nas áreas do município afetadas por inundação, devido às excessivas chuvas dos últimos dias, que ocasionaram a elevação do nível das águas do Rio Uruguai e seus afluentes, causando inundação e atingindo um número elevado de residências.

Além disso, estão sendo contabilizados os prejuízos causados na agricultura, principalmente nas culturas de cana-de-açúcar, pastagem, milho e hortifrutigranjeiros, bem como as danificações causadas nas estradas, pontes e bueiros, deixando intransitáveis em diversas localidades do interior do município as vias de acesso, não possibilitando a realização do transporte escolar e de produtos agrícolas, sem contar, nos prejuízos causados às empresas de comércio internacional, que devido ao fechamento do Porto Internacional tiveram um considerável atraso no transporte de mercadorias.

Para atender a população, o município disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro aos afetados.

Por conta disso, o parecer emitido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, relata as ocorrências desse desastre, o que é favorável à declaração de situação de emergência.

Portanto, fica declarada Situação de Emergência, em virtude de desastre classificado como INUNDAÇÃO - COBRADE – 1.2.1.0.0, conforme IN/MI nº 01/2012, de 30 de agosto de 2012.