Situação novamente é de alerta

Em Porto Xavier, às 08h15min, o rio atingiu a marca de 15,7m


Na noite desta sexta-feira (27/06) foi anunciado que as águas do Rio Uruguai haviam cessado e que a cheia do rio poderia estabilizar, porém, a vasão das usinas pela madrugada aumentou, e na manhã deste sábado, a informação que se tem é de que o nível do rio voltou a subir.
Se comprado com Itapiranga, que serve de parâmetro para nos orientar, a diferença de tempo entre a suba ou descida do rio é de 10 a 12 horas para Porto Xavier.
Como não há mais marcação no Porto Internacional, hoje pela manhã foi utilizado um nível para fazer a medição. Em Porto Xavier, às 08h15min, o rio atingiu a marca de 15,7m (quinze metros e setenta centímetros) e a média de crescimento na madrugada atingiu entre 10 e 18 cm.
Equipes da Defesa Civil Municipal já trabalham há dois dias na remoção das famílias, com auxilio do exército e de voluntários da comunidade e neste momento é estimado que mais de 300 famílias já foram removidas de suas casas.
A orientação da Defesa Civil é que as pessoas estejam preparadas para saída, pois a enchente deverá ser igual ou superior a enchente histórica de 83, pois a vasão de água nas hidrelétricas voltou a subir.

Na foto o marco da enchente de 83.