Conselho Municipal de Defesa Civil define ações

Reuniões com o governo Federal e Estadual e ações locais estão sendo implementadas

Na manhã desta segunda-feira (30/06), os integrantes do Conselho Municipal de Defesa Civil de Porto Xavier estiveram reunidos no Gabinete do Prefeito, a fim de definir ações para enfrentar os problemas ocasionados pelo Estado de Emergência em decorrência da enchente histórica que afetou Porto Xavier nestes dias.

Dentre as definições, a orientação dada pela Defesa Civil é de que as famílias devem aguardar pelo menos mais um dia para retornar às suas casas, mesmo aquelas que não foram afetadas, pois o nível do Rio Uruguai ainda está instável.

Durante a reunião foi relatado que a Defesa Civil RS encaminhará à Porto Xavier kits de higiene, limpeza e dormitório, para auxiliar as famílias atingidas, principalmente nesse retorno às casas.

Nesse momento há uma grande preocupação com relação à prevenção de doenças e agentes contaminantes, assim solicitando-se doses extras de vacinas, material de informação e orientação, bem como medicamentos.

Com relação ao abastecimento de água, foi esclarecido que a CORSAN está utilizando os poços artesianos, mas haverá falta em decorrência dos deslocamentos de encanamento que provocam vazamentos. Para os que enfrentam falta de água a orientação é buscar nos postos de distribuição, que são: CORSAN, Hospital e Piscina Bosque Clube. A Secretaria de Saúde também está distribuindo produtos de tratamento de água, para uso na limpeza de roupas e residências.

Com relação às perdas agrícolas, verificou-se que estas são muito elevadas. Muitos moradores perderam inclusive produtos da agricultura de subsistência, e o reflexo se estenderá para os próximos 12 meses, pelo menos, pois a renda familiar nesse período estará totalmente comprometida. Nesse sentido buscam-se ações para auxiliar na recuperação das propriedades e principalmente para verificar a situação dos financiamentos bancários da produção que agora foi perdida.

Concernente ao cadastramento das famílias afetadas, a orientação é de que todos os atingidos realizem o cadastro, a fim de contabilizar o total de afetados, devendo, para tanto, as famílias entrarem em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

No tocante às doações, toda e qualquer doação está sendo recebida e cadastrada na Prefeitura (alimentos, toalhas, produtos de higiene, agasalhos, cobertores e até água). Doações em dinheiro poderão ser feitas em nome de PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO XAVIER – DEFESA CIVIL nas respectivas contas: BANRISUL (Ag: 780 e C/C: 0420140401) BANCO DO BRASIL (Ag: 2491-0 e C/C:19782-3)

Também neste momento, equipes estão fazendo o levantamento de perdas para elaboração dos laudos, por área técnica, quais sejam: agricultura, comércio, residências (construções/obras).

O Prefeito Paulo Sommer e o Vice-prefeito Fábio Bratz devem se deslocar a Porto Alegre e Brasília entre quarta e quinta-feira, na busca de auxílios.

Na quarta-feira (02/07) haverá audiência com o Governador do Estado em Porto Alegre e na quinta-feira (03/07), haverá audiência em Brasília com o Ministério da Integração Nacional.

Entre as reivindicações propostas estão: liberação de recursos no cartão Defesa Civil da Prefeitura a fim de subsidiar gastos relativos à remoção e realocação de pessoas em suas residências; combustível e máquinas para recuperação das estradas, pontes e bueiros; materiais de construção; vacinas e medicamentos; produtos de higiene e limpeza; aluguel social; dentre outros. Outro ponto de pauta foi com relação à área agrícola, sendo solicitados recursos para compra de sementes, recuperação de plantéis de gado, renegociação ou perdão de dívidas dos agricultores.

O LIONS Clube também buscará recursos para auxílio e já efetuou a abertura da conta SOS Porto Xavier, para receber doações financeiras, sendo que os auxílios arrecadados serão administrados pelo próprio LIONS.

A Marinha disponibilizou hoje pela manhã, um barco com quatro marinheiros para auxiliar no transporte aquático e acompanhamento de segurança na área afetada.

Ainda na parte da tarde, a última informação que temos, é de que conforme o decreto N° 2.652 de 30 de junho de 2014, as aulas, bem como o transporte escolar ficam suspensos na Rede Pública Municipal, no período de 30 de junho de 2014 a 04 de julho de 2014. A rede Estadual também aderiu ao decreto e suspendeu suas aulas, com isso, 2329 alunos ficarão em casa.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Nelson Rieger, a união de todos foi imprescindível para trabalhar em prol da retirada das famílias atingidas, e agora, o momento é de organizar nossas próximas ações para estarmos preparados para enfrentar as próximas etapas.