Defesa Civil e Prefeitura trabalham incansavelmente

Realocação e distribuição de kits às famílias estão entre as ações tomadas

A Defesa Civil Municipal, bem como secretarias e funcionários da Prefeitura concentram suas forças há uma semana nos atendimentos às famílias atingidas pela cheia do Rio Uruguai, que hoje está 6,7m acima do nível normal.

O Porto Internacional ainda não está em funcionamento, pois a estrutura da Receita Federal ainda não pôde ser montada. A administração da balsa trabalha na limpeza do local.

A Defesa Civil e a Prefeitura agradecem a todos os voluntários que ajudam no trabalho, bem como todas as pessoas que estão colaborando com doações, pois as mesmas estão sendo muito úteis para atender as famílias. No momento as maiores necessidades são de alimentos, materiais de limpeza e materiais de construção.

Toda doação está sendo armazenada no Auditório do Instituto São Francisco e é removida conforme a necessidade para Assistência Social, que realiza a distribuição com base nos cadastros de atingidos. Os cadastros devem ser feitos por todos que foram atingidos, mesmo os que não necessitam de nenhum auxílio, inclusive os agricultores que tiveram perdas, pois esta será a base de dados para Defesa Civil.

Agora o momento é de mobilização para o retorno das famílias e para distribuição de kits que possam auxiliá-los.

Ao retornar para casa os moradores devem ter um pouco de paciência ao ligar o disjuntor de luz, pois com as tomadas e fios molhados pode haver problemas de curto circuito.

O abastecimento de água e luz está se normalizando aos poucos e a as aulas devem reiniciar na segunda-feira. O próximo problema será com relação à situação das estradas, pois muitas foram danificadas.

Busca de recursos

O Prefeito Paulo Sommer se deslocou a Porto Alegre e Brasília em busca de auxílio para os atingidos, e deve retornar no fim desta semana.

Na quarta-feira (02/07), participou audiência com o Governador do Estado em Porto Alegre e nesta quinta-feira (03/07), participa de audiência com o Ministério da Integração Nacional em Brasília.

Entre as reivindicações propostas está o cartão Defesa Civil da Prefeitura para disponibilização de recursos para arcar com as despesas, além de combustível e máquinas para recuperação das estradas, pontes e bueiros e materiais de construção, bem como vacinas, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, aluguel social, dentre outros. Outro ponto de pauta foi com relação à área agrícola, sendo solicitados recursos para compra de sementes, recuperação de plantéis de gado, renegociação ou perdão de dívidas dos agricultores.

Doações em dinheiro para Defesa Civil

Doações em dinheiro poderão ser feitas em nome de PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO XAVIER – DEFESA CIVIL:

BANRISUL:

Ag: 780