ASSEMBLEIA DA AMM

A assembleia ocorreu na semana em que passou

Na semana que passou, em São Miguel das Missões, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios das Missões, referente ao mês de novembro, com a presença dos prefeitos dos municípios associados à AMM. O prefeito anfitrião, Hilário Casarin, recepcionou a todos e então foi dado início a Assembleia pelo presidente da Associação, Paulo Peixoto, que fez um breve relato do seu ano de gestão à frente da AMM, e quais os projetos que devem seguir a diante com o trabalho do próximo presidente.

O prefeito, Hilário Casarin, logo no início do encontro manifestou o descaso que a região missioneira enfrenta em alguns setores, a falta de apoio do governo Estadual e da União em investimentos no turismo, dificultando o crescimento econômico local.

A Assembleia ainda trouxe como pauta a troca do governo estadual, as relações que devem ser mantidas para que a região não seja esquecida, discutiu sobre o programa mais médicos, e quais a medidas a serem tomadas para que a saúde não pare de atender a população.
A reunião contou com a presença do futuro Deputado Estadual eleito, Capitão Macedo, que fez questão de discursar de como será seu mandato, repudiando qualquer vantagem ilícita, reforçando apoio pelo desenvolvimento da região das Missões.

O Prefeito Municipal Vilmar Kaiser, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Iodete Kaiser e o Assistente Social Maiquel Schulz estiveram presentes. O Prefeito Vilmar destaca “Sempre espera-se uma expectativa de boas notícias durante a Assembleia, principalmente a orientação da assessoria jurídica, para trazer segurança nas ações enfrentadas no dia a dia pelos agentes públicos” salientou.  O Provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida, esteve presente em São Miguel, e expôs a atual situação do hospital, a recuperação que o mesmo enfrentou nos últimos dez anos, apresentando relatório financeiro a todos os prefeitos presentes na reunião, e manifestou a falta de verba pública que a unidade reclama, ressaltando que nos últimos três anos, o déficit financeiro chegou a 7 milhões de reais, gerando uma situação extremamente preocupante para que a assistência hospitalar seja mantida.
A Assembleia contou ainda com a assessoria jurídica, do advogado, Gladimir Chiele, que explicou sobre a folha de pagamento dos municípios, onde os gastos devem ser cortados para que as contas se equilibrem, de forma a comprometerem menos o orçamento municipal. Foi sugerido que o assessor realizasse encontro com o legislativo municipal, com a abertura de diálogo sobre a reformulação financeira dos municípios, os quais necessitam de aprovação de seus vereadores. A prefeita, Noeli Ruwer, levantou a questão da reposição salarial dos servidores, principalmente dos professores, demanda também explicada por Chiele.
Ainda houve, promovido pelo secretário executivo, Norberto Schoffen, as votações das Atas da AMM e da Funmissões, e do balancete de outubro de 2018, as quais foram aprovadas por unanimidade pelos municípios associados.