ONG “TERRA VERDE” REALIZOU MESA REDONDA

Na oportunidade, foi discutida ações de preservação e a utilização correta do Rio Uruguai.

Na quarta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, a Organização Não Governamental – ONG Terra Verde promoveu em parceira com a AMM (Associação dos Municípios das Missões), PATRAN, FEPAM e Prefeitura de Porto Xavier uma “mesa redonda” para discutir ações de preservação e a utilização correta do Rio Uruguai.

A “mesa redonda” é uma ação do Projeto “Tape I Iandê”, no português, “Caminho das Águas”, que percorre mais de 10 municípios entre Porto Mauá e São Borja, em uma jangada construída com materiais recicláveis e movida a pedais. Desta forma, a iniciativa visa sensibilizar as comunidades ribeirinhas sobre o uso e qualidade das águas dos rios que compõe a Bacia do Rio Uruguai.

Soldados da PATRAM, os patrulheiros ambientais da Brigada Militar, explanaram os objetivos e informações sobre o Projeto de Patrulheiros Ambientais. Estiveram presentes o Prefeito Municipal de Porto Xavier, Vilmar Kaiser; o Vice-Prefeito, Gilberto Menin; Soldados da PATRAM; o Mestre em Engenharia, Valtemir Bruno Goldmeier e representantes dos municípios de Roque Gonzales, São Nicolau, Pirapó e Garruchos.

O projeto nasceu em 2015, a partir dos integrantes e apoiadores da ONG Terra Verde, divididas em duas equipes: Terra e Água. Enquanto a equipe Terra realiza inserções artísticas-culturais, contação de histórias e palestras em escolas e na comunidade em geral, a equipe Água registra os impactos ambientais visíveis no percurso, recolhe resíduos e faz contato com os ribeirinhos.

Neste ano, a jangada que navega pelo Rio Uruguai, percorrendo os municípios ribeirinhos, não pode ser utilizada, pois está passando por manutenção.