PREFEITURAS RENOVAM CONCESSÃO COM EMPRESA RECICLADORA DE RESÍDUOS

Os resíduos sólidos coletados nos municípios serão destinados à Central de Triagem de Porto Xavier.

O trabalho de coleta de resíduos sólidos recicláveis pelo Município, executado pela empresa Força Gaúcha – Gestão de Resíduos, vai seguir sendo realizado pelos próximos cinco anos. Na semana anterior, as Prefeituras de Porto Xavier, São Nicolau, Pirapó e Dezesseis de novembro assinaram o contrato de concessão, para que a empresa continue na prestação de serviços de recolhimento, separação e reciclagem dos resíduos.

A assinatura de renovação do contrato com a empresa Força Gaúcha, junto ao Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos - CRESU, constitui em uma associação civil sem fins lucrativos, desenvolvido em toda a expansão territorial destes municípios, englobando a zona urbana e zona rural.

Mensalmente, os quatro municípios que compõe o CRESU, produzem cerca de 240 toneladas de resíduos sólidos. Como a empresa Força Gaúcha possui sua central em Porto Xavier, o lixo produzido pelos municípios será transportado para a Central de Triagem, onde será feito todo o processo de separação e reciclagem do mesmo. Os resíduos orgânicos serão transportados para um aterro sanitário, em Giruá.

O Prefeito Vilmar Kaiser, disse da importância de cada morador fazer a separação correta do lixo em sua residência, “precisamos intensificar essa separação, devemos colocar os resíduos orgânicos e resíduos sólidos recicláveis somente nos dias de coleta de cada um”.

No nosso município, os resíduos orgânicos são recolhidos nas segundas e sextas-feiras. Nas quartas-feiras, o recolhimento é para resíduos sólidos recicláveis. Conforme as palavras do prefeito Vilmar, destacamos que é de responsabilidade de cada morador, seja da área urbana ou rural de separar o lixo que é produzido em sua residência e o colocando, somente nos dias destinados à coleta do resíduo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Xavier