Comissão Regional reúne-se com representantes do Consórcio e ConsultGel

Andamento do processo da Barragem Garabi

Mais uma vez a Comissão Regional dos Municípios atingidos por barragens reuniu-se para debater acerca do empreendimento barragem de Garabi e seu impacto nas comunidades atingidas. A reunião aconteceu no Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier com a participação de lideranças regionais, entre prefeitos, vereadores, representantes da EMATER, FETAG-RS, sindicatos e associações, Consócio Energético do rio Uruguai, bem como representante da ConsultGel. A reunião foi conduzida pelo Coordenador Regional da Comissão, Agnaldo Barcelos da Silva, também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos. Dentre os assuntos da pauta teve o andamento do processo da Barragem Garabi. Segundo a integrante do Consórcio Energético do Rio Uruguai Marí Alegrette alguns problemas que dificultaram o trabalhado, tais como, a Eletrobrás não se fez presente na região e falta de repostas aos questionamentos o que dificultou muito os arranjos locais. Também destacou as diferenças de trabalho, do lado brasileiro em relação ao lado argentino. Onde lá a legislação é mais flexível e não tem tantas leis para tratar desse tema. O consórcio tinha um contrato vigente, o qual terminou, pois mesmo sem contrato e sem renovação continuaram-se os trabalhos e envio de relatórios para a Eletrobrás, mas o consórcio não recebe pagamentos desde o ano passado. A negociação do novo contrato não teve êxito, então o consórcio resolveu parar com as atividades. Mari destacou a importância da organização da Região através da comissão, pois para se ter um processo justo e correto, precisa da mobilização e organização da comunidade. Também, a representante da ConsultGel relatou que após a reunião do dia 17 de julho em Porto Alegre, mudou o a forma de interlocução com a Eletrobrás, onde a mesma começou a responder e dialogar com o consórcio, abrindo a intenção de renovação contrato. Com a saída do Valter Cardeal da Eletrobrás, tudo que havia sido negociado de certa forma fica na incerteza, a mercê de quem vai assumir o Cargo no lugar dele. Sendo assim o consórcio reviu sua posição e vai parar a atividade no momento. A partir desse cenário, todos da equipe estão de aviso prévio e a equipe desmobilizada, pois a retomada só se dará posterior a nova negociação do Consócio com a Eletrobrás.  Em relação às metas, dá primeira etapa do contrato, o consórcio fez o trabalho em torno de 5 vezes mais de levantamentos de propriedades (rural e urbano) do que estava previsto. Quanto à legalidade do trabalho de realização dos cadastros feitos pelo consórcio, foi questionado, a respeito. A representante do consórcio relatou que na visão do consórcio, os trabalhos feitos, não serão recusados pela Eletrobrás, porque embora sem contrato, todos os relatórios das atividades foram enviados. Ao fim o Consórcio deixou a proposta e ficou com o intuito de manter o contato e o diálogo com a comissão Regional. Contudo, a Comissão Regional reafirma a necessidade de continuar atuante como comissão regional. A próxima reunião da Comissão Regional será agendada em breve.