Municípios Missioneiros Pedem Socorro. Queremos o que é nosso.

Prefeitura de Porto Xavier também paralisou atividades suas atividades no dia 02/09

Municípios Missioneiros Pedem Socorro. Queremos o que é nosso. Este foi o tema da paralisação que aconteceu na última quarta-feira (02/09), na qual a Prefeitura de Porto Xavier também aderiu, juntamente com as 26 prefeituras da região das Missões. Este foi, possivelmente, o maior movimento dos municípios missioneiros na defesa de condições financeiras para desenvolver as comunidades. A pauta é a mesma que vem sendo difundida em todo o Estado e em nível nacional, qual seja, o atraso nos repasses de recursos por parte do Governo Estadual e do Governo Federal. Os únicos serviços prestados no município de Porto Xavier foram os de emergência na saúde, transporte escolar na educação e as creches. Logo no início do expediente, o Prefeito Municipal reuniu todos os servidores, oportunidade em que comunicou o motivo da paralisação e as razões que levaram os municípios a realizar este manifesto em nível de região. Logo após, o Prefeito Dr. Paulo Sommer e Vice-prefeitos Fábio Bratz, acompanhados do Assessor de Gabinete Marcos Kutti, Secretária de Administração Andressa Liliane Engers Bratz e o Secretário de Obras Vilson Luis Theis, deslocaram-se até a sede da Associação dos Municípios das Missões, em Cerro Largo, por volta das 09h30. Durante a reunião houve a manifestação de várias autoridades e prefeitos, como o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) Luiz Carlos Folador, na qual falou dos impactos da crise econômica para as prefeituras gaúchas e para a população. Manifestou-se também o presidente da Associação dos Municípios das Missões, Ângelo Fabiam Thomas, que afirmou que a maioria das prefeituras da região das Missões já está sem qualquer condição de fechar as contas até o fim do ano. No Município de Porto Xavier o atraso de repasse proveniente da União e do Estado para saúde e educação já alcançam o total de R$768.210,73.