ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO RECEBE PROJETO CATA-VENTO

O Projeto Cata-Vento realizado anualmente é organizado pelo CREAS e CRAS, em parceria com Poder Judiciário e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A cada ano, o projeto busca trabalhar temas importantes da atualidade, e este ano não foi diferente, o excesso no uso das tecnologias, como o computador, celular, tablets, redes sociais e internet foi o assunto abordado, tendo como tema: A Família e o Uso das Tecnologias.

Em 2019, a primeira escola a receber o projeto foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, da Linha Divisa. Inicialmente, foi realizada a abertura oficial, pela Assistente Social Ana Paula Gottardo, que fez uma breve explicação do projeto para crianças, pais e responsáveis.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Iodete Kaiser, em sua fala ressaltou “A tecnologia tem seus pontos positivos e negativos, então precisamos, realmente, ter controle sobre essas ações”. A Secretária falou que o tema “tecnologia” vai ser trabalhado a nível regional, em 26 municípios, em um projeto criado e desenvolvido pelas primeiras damas.

Um teatro preparado com muito amor e carinho, baseado no tema, em “Alice nos país das Tecnologias” foi encenado, destacando ações informativas e reflexivas sobre o impacto no uso abusivo das tecnologias, especialmente televisão e celulares. O teatro também promoveu o resgate de brincadeiras, atividades físicas e do dialogo familiar, com uma avaliação do que precisamos de fato, conectar e desconectar. Também, ocorreu a aplicação do PSE - Programa de Saúde na Escola, com dicas de alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Para o encerramento, a Juíza Dra. Priscila Anadon Carvalho, representando o Poder Judiciário, enfatizou “Precisamos ter uma atenção especial no uso abusivo de todos os recursos tecnológicos, a leitura é muito importante, precisamos dela para podermos nos desenvolver socialmente”. A Juíza repassou dicas para tentar diminuir, ou melhor, desconectar dos excessos da tecnologia.

O projeto Cata-Vento segue girando suas hélices pelas escolas do nosso município. Na quarta-feira, 12 junho, é a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis. Está dada a largada, agora é colocarmos em prática o que aprendemos, começando pela diminuição do uso excessivo de recursos tecnológicos.