ENCERRAMENTO DO PROJETO CATA-VENTO 2019

O Projeto Cata-Vento 2019 superou as expectativas, foi encantador!

Em 2019, o projeto Cata-Vento girou suas hélices pelas escolas municipais e estaduais de Porto Xavier para falar de um tema muito importante, a poderosa Tecnologia! O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, através do CRAS e CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Saúde e Poder Judiciário, com apoio do conselho tutelar.

Como ressaltamos anteriormente, neste ano, o projeto fala da tecnologia, principalmente no âmbito escolar, familiar e social, levando palestras, teatros e muita aprendizagem. O Cata-vento vem trilhando um caminho brilhante, ficando mais prestigiado a cada ano que passa. Na manhã de quarta-feira, 10 julho, a turma do Projeto Cata-Vento esteve visitando a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz, na Linha São Carlos, na qual ocorreram apresentações dos alunos, falando da tecnologia.

CIEP! ÚLTIMA ESCOLA A RECEBER PROJETO CATA-VENTO

Na manhã de quinta-feira, 11 de julho, a Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Antônio Fioravante foi a última escola a receber o projeto Cata-vento em 2019. Depois de passar por várias instituições de ensino, definitivamente o projeto deixou seu legado, seus ensinamentos e o principal de tudo, sua magia fantástica!

Após a formação da mesa oficial, foi a hora dar início à última apresentação do ano. A Assistente Social Ana Paula Gottardo relatou um pouco do projeto para os alunos e em continuidade passou a palavra para o Prefeito Vilmar Kaiser, que se fez presente no evento. Em seu pronunciamento o Prefeito disse “neste ano o projeto é sobre a tecnologia, e isso é muito importante, nós estamos com uma ideia de levar o projeto adiante, junto à FAMURS, podendo concorrer com outros projetos apresentados por diversos municípios do Estado”.

A Juíza Dra. Pricila Anadon Carvalho, em sua palestra, abordou os aspectos e desafios que a tecnologia traz nos dias atuais. “Nós precisamos nos limitar, precisamos ter horários certos para usar a tecnologia e de forma correta, que ela venha agregar em nossas vidas”, salientou que o habito da leitura traz inúmeros benefícios a saúde mental.

Sucessivamente, ocorreu a apresentação do teatro “Alice no País da Tecnologia”, em forma lúdica, demonstrou o que vem acontecendo nas famílias, com o uso excessivo da tecnologia, e claro, arrancou gargalhadas do público. A Secretaria Municipal de Saúde, através do PSE – Programa de Saúde na Escola trouxe dicas de como termos e mantermos uma alimentação saudável, através da Nutricionista Elisandra Engers. Exercícios físicos ficaram por conta da Fisioterapeuta Tanara Braga, com a técnica do Lian Gong.

Para finalizar, assim como em todas as outras escolas, posicionaram-se para uma foto que ficará guardada nos corações das pessoas presentes. De forma especial, queremos agradecer a cada envolvido que deu o máximo de si para que o Cata-vento fosse realizado em 2019. Ano que vem estaremos de volta! Aliás, uma pergunta para vocês, qual será o tema do Projeto Cata-Vento em 2020? Até o próximo ano!