ENTREGUE AO SUPERINTENDENTE DO DNIT O ANTEPROJETO DA PONTE INTERNACIONAL

A entrega ocorreu na sexta-feira

Na última sexta-feira (10), em Porto Alegre, mais um importante passo para a consolidação da construção da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier, considerada o grande sonho missioneiro. Pelas mãos do presidente da AMM, Paulo Peixoto, e demais membros da comitiva brasileira e argentina, foi entregue o anteprojeto ao superintendente do DNIT, Alan Machado, que levará o mesmo na próxima semana até Brasília, para análise do Diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Mauro de Moura Magalhães.

O superintendente, Alan Machado, garantiu que será dado uma atenção especial para o projeto, ressaltou a importância direta que a construção da ponte tem na economia da região, colocando-se à disposição para maiores esclarecimentos e apoio. Uma vez que, a construção da ponte facilitará as exportações principalmente para o continente asiático e a integração do Mercosul, ocasionando um salto na economia regional, como também o aumento da infraestrutura de forma a atrair investidores para o norte e noroeste do estado, o crescimento turístico, e consequentemente, a geração de emprego, renda e qualidade de vida para a população.
Com o anteprojeto baseado e desenvolvido dentro dos critérios estabelecidos pelo órgão competente, a comitiva brasileira está positiva quanto a aprovação do mesmo pelo DNIT nos próximos 60 dias. Por sua vez, ainda em agosto o anteprojeto será levado até Buenos Aires para que ocorra análise simultânea. E após a aprovação, só então deverá ser aberta a licitação para a escolha da empresa que executará as obras.

O projeto Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier já possui verba de R$ 81 milhões para execução da obra, conquistada por emenda da bancada gaúcha, onde vem evoluindo consideravelmente durante 2018, havendo perspectivas para que se inicie ainda este ano.
Também estiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, o Secretário de Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, o Prefeito de São Nicolau e Diretor do Detur, Ricardo Klein, membros que compõem a comitiva oficial brasileira, o Intendente de San Javier, Enio Lemes, o secretário de integracion, Hugo Gomez, o presidente da Câmara de Porto Xavier, Eliomar Kretschmer, o vereador, Jandir Della Flora, o engenheiro presidente da Deltacon, Martin Beier, o presidente da RV Consultoria, Clóvis Souza, e o representante da Famurs, Mario Nascimento.