PREFEITURAS APOIAM A RETOMADA DOS ESTUDOS DOS APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS GARABI E PANAMBI

Ambas administrações apoiam a ideia

A Associação dos Municípios das Missões (AMM), em parceria com a Prefeitura Brasileira de Porto Xavier e a Prefeitura Argentina de San Javier, apoiam a retomada dos estudos dos aproveitamentos hidrelétricos Garabi e Panambi, situados no trecho do Rio Uruguai compartilhado pelos dois países.

As prefeituras aproveitaram a reunião entre os presidentes Macri e Bolsonaro, realizada em Brasília do dia 16 de janeiro, para recolocar na agenda este importante projeto de integração energética da América do Sul.

Os aproveitamentos têm uma capacidade instalada estimada de 2.200MW e os estudos de engenharia, de impacto ambiental, e o plano de comunicação social foram contratados em 2013 pela estatal Argentina EBISA em cooperação com a Eletrobras.

De acordo com o cronograma amplamente divulgado na região a licitação das obras deveria iniciar em 2017; entretanto, em 2015, as estatais, sem dar explicações à sociedade local, paralisaram os estudos.

Dada a relevância do projeto para a região e a interface junto a outras obras, como a ponte binacional, as instâncias municipais de ambos os países se uniram para demandar informações mais precisas e respostas formais aos ofícios enviados às autoridades federais dos dois países em novembro do ano passado.